domingo, 7 de dezembro de 2008

Preparo


Férias, como é tão bom, mas o melhor é que nessas férias passarei um bom tempo em Belo Horizonte, irei para o 4ºEBPK, e ficarei dias a mais lá, onde procurarei sempre estar treinando com o pessoal.
A ansiedade é enorme, conhecer todo o pessoal, treinar em picos lindos de BH, rever meus tios e primos (onde vou ficar hospedado)... enfim, uma experiência nova.
Agora, para aguentar todos esses dias de treino, no ultimo mês, tentei focar em exercícios para resistencia, fôlego etc. Mas a ansiedade é tanta que nos ultimos dias, nem consigo me concentrar...
Pois é, mais um dia, e estou lá em BH.
Sentirei saudades de muitos que aqui convivo, em especial uma pessoa, e também dos meus cãos... aoehaoeihuaoia

Post só para marcar o acontecimento :D
Depois vou postar como que foi tudo... acredito que terei muitas coisas para falar!

Abraços, e nos vemos em BH!

sábado, 29 de novembro de 2008

Fazendo Arte

Como disse no post anterior, meus treinos se voltaram ultimamente para uma busca de flow, silêncio, equilíbrio e força... Todos combinados, tudo junto, um só.

"O mundo não pára,
todos vivem em torno de uma função

e não reparam;
que a vida, tem emoção.

O corpo se fundi com a melodia,
quebrando o sistema com o movimento.
Sistema que programam pessoas todo dia.
Pessoas robotizadas só vão para onde estão programadas
e não aproveitam o breve momento."

PauloTk


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Arte

"Feriado, enquando a cidade ainda estava durmindo, ali só se ouvia pássaros e a brisa passando pelas folhas, tudo em sintonia, um silêncio."

Acordei com a vontade de treinar, mas estava pensando em ter um treino como todos, umas barras, flexões, climbs, etc... Felizmente não foi como todos. Uma grande inspiração me atingiu ao chegar na praça e escutar apenas a natureza, decidi não quebrar aquela harmonia.
Um treino ótimo de movimentos, tentei ser mais fluente e silêncioso possível, não foi fácil. Para conseguir me concentrar no silêncio, foi exigida muita coordenação e força combinadas de mim. Já, para estar fluente, sem perder o rítmo, precisava de velocidade. Uma combinação de tudo que eu havia treinado todo esse tempo, mas eu treinava separadamente, a força da velocidade do equilíbrio da concentração e dos reflexos. Digamos que hoje foi o dia em que coloquei em prática tudo isso, combinados em um equilíbrio da mente com o corpo.
No começo os movimentos estavam lerdos, porém silenciosos, mas quando saiam leves e fluentes havia um impacto maior... Foi a base do aprendizado, manerar aqui e aumentar ali, basicamente isso, até chegar em um ponto em que me movimentava tão leve que pude perceber que naquele momento sim estava fluente, rápido, com um esforço menor. Foi como uma reação em cadeia... Sendo rápido consegui a fluência, que me proporcionou a leveza, que por sua vez me fez gastar pouca energia.
Hoje posso dizer que pela primeira vez senti o que é um movimento fluente e eficaz. Hoje iniciou uma nova etapa de meu percurso. Hoje atingi uma evolução. Hoje aprendi. Isso tudo, uma arte de se movimentar livremente.

"A cidade acorda e o sistema incia, carros, ônibus, bicicletas, homens, mulheres, crianças... todos seguindo suas rotinas sem repararem o quão barulhentos são."

Paulo Tk.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Chuva.

Como dito na postagem anterior, comecei a fazer treinos baseados no Hell Night toda semana.
Domingo passado, foi a terceira semana, porém choveu durante o treino. Foi bom pois nos mostrou outro lado do lugar de treino, nos incentivando a deixar a criatividade correr solta, com todo aquele cuidado ao "pular" no molhado. No começo é difícil se soltar por receio de escorregar ou algo do tipo, mas isso faz com que nossa confiança faça um trabalho maior e também faz com que nós nos concentremos mais a cada movimento.
Um simples movimento envolvia diversas precauções "o pé aqui, a mão ali...".Tomar cuidado e ao mesmo tempo treinar até familiarizar-se ao meio, deixando que tudo seja como estivesse seco.

Bem, de quebra deu para sair um vidinho bem tranquilo.


Abraços

domingo, 19 de outubro de 2008

Treino.



Depois de me inspirar no Hell Night do Blane, me propus realizar um treino por semana desse estilo.
Repetições além do que estou acostumado, exercícios de resistência física e persistência, tirar forças de onde não sabia que existia, manter o controle a cada movimento estando exausto ou não, equilíbrio, técnica. Tudo o que foi testado em mim, nesta manhã.
Meu objetivo é melhorar a cada semana, primeiro, executar tudo que fiz hoje, sem muito esforço, depois aumentar, e assim por diante, um passo a cada vez, evoluindo da maneira que meu corpo é capaz.

O caminho está sendo traçado na direção certa, basta eu manter o equilíbrio para que em nenhum dia ele se perda.

Post curto, mas que marca um novo percurso.
Bons treinos a todos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Visita do Kako

No domingo passado o Kako de Novo Horizonte veio nos visitar, passando domingo e segunda, treinamos bastante, tanto é que deixamos as filmagens de lado... algumas coisas gravei, fiz uma edição que achei bem meia boca mas só para registrar o momento.
Ai vai o vídeo:



Espero ter mais desses 'encontros' modásticos uahauhauha
Que venha BH!

Abraços

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eu.

Dois meses....
Dois meses desde que iniciei um rítmo mais puxado em meus treinos, sinto-me mais forte, mais resistente, ágil, confiante e mais direcionado. Agora sim eu sinto que estou tomando um rumo nos treinos que me fazem bem, me conheci melhor, aprendi como treinar dentro do meu limite porém sempre estar crescendo.
Foi incrível ver os resultados surgindo aos poucos, aprendendo cada dia mais me motivando a treinar mais e mais.

Mas também as vezes estou me sentindo um tanto "vazio", não com o parkour em si, mas com tudo que ocorre... O não apoio dos meus pais pelo que busco, acho que seria o mais desmotivante. Seria hipócrita dizer que isso de certa forma não poderia me afetar, mas saber que o que você mais gosta e se dedica seriamente não são apoiados pelos seus próprios pais, e além disso, eles falam para seguir outro rumo, isso sim, é bem desagradável. Isso vem acontecendo a tempos, antes mesmo de começar a treinar.
Tento-lhes explicar, mas nunca dá resultados nessas explicações.
E por razão desses fatos que eu mergulho mais nos treinos, passo horas e horas, todos os dias... como uma válvula de escape buscando várias soluções, respostas e um bem estar maior.
Parkour, é nele que me encontrei, que hoje me sinto realmente bem.

Acredito eu que cada tracer tem sua razão de treinar, e também que depois de um certo tempo a necessidade de sabê-la vem a tona, que é quando muitos param por falta de vontade e determinação para encontrá-la...
Dois meses...
Dois meses que me ajudaram a achar essa resposta... que ainda não completa, mas agora faz mais sentido para mim.
Há 1 ano e 7 meses minha vida mudou totalmente, posso separá-la em duas fases, antes e durante meus treinos.

"minha família e amigos podem nunca compreender completamente por que razão eu faço, ou o que eu faço" Blane.

Sei lá, agora que li tudo, nem sei porque escrevi isso uhauahuahuah
desabafeei vai! diasufhsdaifuh
Beijos e ótimos treinos para todos!
:*

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Resumindo


Não escrevi nada sobre a ida para São Paulo, pois então, eu fui e apesar de alguns imprevistos consegui finalmente conhecer o Fabio! weeeeeeee

Não deu para treinar com eles no domingo por culpa da chuva, não, não estava chovendo no domingo, mas sim no sábado e assim meu pai falou que não iria poder me encontrar com eles, e domingo de manha meu celular acaba a bateria e fico sem o número deles =/ triste, mas provavelmente breve terei outra oportunidade :D
Ai do lado eu e o Fafá, na USP.
Obrigado Fabio por poder me receber lá, apesar do tempo curtíssimo que tivemos foi muito bom te conhecer :)
Abraços a todos
Paulo Tk

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Resistência, vamos treinar mais!

Depois de semanas de treinos mais intensivos, a evolução veio de uma forma, que me surpreendi. A resistência física, mental estão bem melhores. Os treinos ficaram mais longos e sem eu perder o rítimo. Tudo evoluiu não foi só uma coisa em expecífica, e é quando a gente percebe essa evolução que dá mais vontade para treinar.
Querer treinar treinar e treinar, hoje não penso quando vou evoluir, mas sim treinar, para percerber a mesma de uma forma natural.

ObaOba! Estou indo para São Paulo, pela primeira vez! Caramba que ansiedade de conhecer o pessoal!! Sinto que será o primeiro de muitos encontros ainda!
Bom, to levando câmera, depois posto fotos e quem sabe num saia um vidinho bem na moda? hhihihii

Abraços!
Paulo Tk.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Inovando

O objetivo do vídeo foi inovar, diferenciar de outros vídeos com apenas cenas isoladas e movimentos super styles. Antes de filmar, eu estava querendo fazer algo diferente, algo que alguns entenderiam, outros nem tanto. Uma coisa simples mas diferente.



Também serviu para eu aprender mais sobre filmagem e edição.
Ainda não está como queria, mas um dia chego lá :)

Paulo Tk.

terça-feira, 29 de julho de 2008

"Nós aprendemos ensinando"

Uma frase que nesta semana fez mto sentido para mim. Um grupo de crianças, que faziam parte de atividades de férias que uma monitora montou, passou pelo local em que estava treinando e ficaram impressionados como conseguia me movimentar, subir, saltar, enfim a monitora ficou preocupada com as crianças impolgadas querendo "pular" também. Foi ai que resolvi conversar com elas, explicando que o Parkour não é apenas pular sem rumo ou sem propósito algum e comecei a fazer atividades com elas passando técnicas de landing junto estimulando a criatividade delas, propondo percursos, entre outras tantas coisas que se estenderam pelo dia. Foi uma experiência muito boa tanto pra mim, quanto acredito tenha sido para elas. Aprendi que sabia de muita coisa que ainda não tinha descoberto em mim, e aprendi a lidar com pessoas inexperientes, tentando passar o que sei a elas, de uma maneira que elas se interessem e vão pesquisar, vão atrás e acabem formando seus própios conceitos. Uma coisa que até então nunca tinha feito.
Outro fato que ocorreu nessa semana foi o interesse de um garoto de querer treinar também, tentei fazer da melhor maneira que pude, acredito que com o tempo vou melhorando nesse ponto.


Bom, durante essa semana direcionei meus treinamentos para a "fluência" dos movimentos, eu projetava um percurso e o repetia de diversas maneiras, alternando movimentos, aumentando a velocidade, e os deixando mais naturais e silenciosos. Muitos percursos, tentei usar o máximo de criatividade possivel, testei meus reflexos diante uma situação não planejada, diante um obstáculo que eu estava com a "passada" errada de acordo com o custume de fazer o movimento isoladamente. Gostei, e também percebi que minha capacidade era muito maior do que achava, agora que estou me encontrando nos treinos vou me focar mais neles não só por uma semana mas um tempo maior, e assim procurarei mais e mais tipo de treinos.

É isso, abraços a todos.
Paulo Takeo.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Aprendendo, evoluindo e muito esforço.

Como falei iniciei uma rotina de treinos misturando idéias e estilos de treinos de outros traceurs, assim, não só vou me adaptando ao meio em que treino mas tentando pegar um pouco de cada lugar. Acredito eu, que a pessoa desenvolve seu Parkour de acordo com o meio em que treina diariamente, habituando-se à aquele lugar, daquele jeito.
Quero me conhecer através de desafios novos, meios diferentes dos quais já estava acustumado, encontrar medos, descobrir qualidades, desenvolver a mente de uma forma com que eu vá para outro lugar e me sinta familiar a este.

Nesses dias treinei de olhos vendados novamente, demarcando uma área na qual fiquei observando-a por um tempo, depois vendei os olhos, e criei esse local na mente, como se eu estivesse vendo ele, fui me movimentando. Foi bom, depois de olhos abertos, conseguia ter mais noção das dimensões, os movimentos sairam mais precisos.
Também treinei bastante exercícios físicos, peguei séries com outras pessoas, pesquisei em blogs, foruns, e demais. Em alguns deles senti cansaço, mas não desisti, persisti até terminar, e coloquei em mente a seguinte frase "não se preocupe com a evolução, apenas treine e treine mais, que assim estará evoluindo", obrigado Léo :)
A única coisa que não me agradou durante essa semana foi descubrir que meu fôlego não estava como antes. Vou voltar a correr, e pular corda com mais frequência.

Um pequeno resumo dessa experiência, que está sendo ótima, e que ainda tem muito a percorrer.
Agradecimentos especiais ao Miih e ao Léo que me ajudaram muito nessa primeira semana.
Abraços e bons treinos.

Paulo Tk.

terça-feira, 15 de julho de 2008

O Percurso.

Após muito tempo sem postar. Vou começar a escrever semanalmente, durante um tempo. Nesse tempo, cada semana farei um estilo de treino e postarei aqui a experiencia do mesmo.
Serão treinos totalmente voltados para minha evolução no parkour, exercícios com finalidade de desenvolver meus movimentos os tornando mais natural possível. Agregando a eles, idéias de treinos de outros tracers.
O objetivo principal é me disciplinar, em termo de treinos, estabelecer uma meta a cada um e cumprí-la, dar toda dedicação e vontade para concluir. Não que eu não faça isso, mas sinto que preciso de mais foco. Dar mais atenção a mim mesmo, aprender a me analisar, saber do que sou capaz hoje e do que era ontem, para assim me conhecer melhor.

Bom, é simplesmente isso, muito ainda está por vir :)
Obrigado a todos que me apoiam e veêm me acompanhando e ajudando nesse meu Percurso.

Paulo Tk.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Liberdade da Vida.

Esse texto fala sobre como vejo as coisas , tirei muitas frases já conhecidas, montei meu conceito sobre a liberdade, você discordando ou não, essa é minha opnião.

" Não existe dificuldade alguma na vida, apenas coisas que não somos confiantes o suficiente para realizá-lo. Se você tiver força de vontade e determinação para buscar seus objetivos nada poderá impedí-lo para tal sucesso.
Eu me diferencio da "Sociedade", não busco "sonhos" que são determinados por ela, penso de forma diferente, vou além do impossível, traço diversos percursos, de diferenciadas maneiras para chegar apenas em um único lugar. Todos nós nascemos com a mente livre mas o que nos "estraga" é a própria sociedade. Existem muitos, porém poucos, que fogem do Padrão, aqueles que como eu buscam a sua liberdade, a liberdade de expressarem. Claro, cada um com sua maneira de ser.
Meus objetivos atuais são: ser livre, e construir um objetivo certo para minha vida, mas ainda não estou com maturidade e confiança suficientes. Confiança, ela ainda me falta para tais realizações, pois ainda não sei se estou certo de minhas decisões, e tendo maturidade vou estar confiante.
Todos os dias reflito sobre minha vida, o que faço e o que farei, e cada dia respondo-me com diferenciadas respostas, na qual uma completa a outra, com elas vou montando este complexo "quebra-cabeças". Há um percurso muito longo pela frente e nele vou traçá-lo com a minha maneira de ser, de agir, de interpretar as coisas, com a minha visão sobre o mundo, pois pra mim, isso é ser livre!
Quem disse que a liberdade e a felicidade são coisas fáceis? Não são! Por isso, luto com para vencer!
"Ser hoje melhor que ontem, e amanha, melhor que hoje".
Faça tudo que puder hoje, não deixe para amanhã, tudo que tiver vontade, porque talvez você não possa amanha. Viver é saber e ser feliz, Viver é Tudo. Vá além do impossível, ultrapasse seus limites. O impossível existe, pois alguém já lhe falou dele.
Portanto o desafio da minha vida é alcançar todos esses meus objetivos, a utópica liberdade e a felicidade.
Se eu não lutar por mim, ninguém mais fará isso."

Paulo Tk.

Início

Início do percurso começa aqui.
Inspirado em vários blogs de amigos, e conhecidos pelo Brasil, Mundo, todo, eu resolvi criar um blog também.
Falarei mais do meu desenvolvimento mental, e de meus treinos.

Como conheci o Parkour.
Vi o Parkour na TV me impressionei com os movimentos e tudo mais. Mas de início nem me preocupei em estudar mais sobre o assunto... Foi passando o tempo e comecei a ficar parado, pois minha vida inteira pratiquei esportes na escola (futebol, volei e etc.) e também nunca fui fã desses esportes, bom como não aguentava mais ficar sem fazer nada do que eu me sentisse bem, resolvi procurar sobre o tal Le Parkour. Youtube foi a primeira busca, achei muitos vídeos, e a cada um que assistia me impolgava mais e mais! Fiquei uns 2 meses só vendo vídeos e tals.
Decidi então procurar um grupo em minha cidade, orkut, achei a comunidade entrei, conversei com os praticantes e marquei um treino, tava impolgadíssimo para começar, contava as horas. Mas na época era muito tímido, então já sabem, para me entrosar foi meio dificil para mim. Apenas assisti o treino, não fiz nada demais, e logo fui embora... Cheguei em casa sentei no PC e mais vídeos e vídeos... Comecei a estudar os movimentos sozinho, foi então que fiz meu primeiro treino de verdade, sozinho, fui pegando a intimidade com os obstáculos, até que consegui realizá-los em uma semana de treino... Quando me encontro denovo com o grupo mostro-lhes o que aprendi, eles me elogiaram, e foi dai em diante que comecei a me soltar.
Os treinos eram geralmente apenas vaults e mais vaults... infelizmente treinei só isso durante uns 4 meses... Foi quando conheci o pessoal de outras cidades do brasil, dai foram me dando dicas e me aconselhando a começar a treinar fisico, tentei passar para meus companheiros e eles só me caçoaram. Bom foi ai que aprendi que eu treino Parkour para mim, e não para eles, dois meses depois me separei do grupo, comecei uma rotina de treinos muito puxada.
Então a evolução começa a surgir! Não só física, como Psicológica.
Essa evolução devo a todos vocês *Que eu já agadeci muitas vezes, e sabem quem são*!!

Esse foi um resuminho do meu percurso até aqui. muito resumido!

Obrigado a todos...

Paulo Tk