terça-feira, 29 de julho de 2008

"Nós aprendemos ensinando"

Uma frase que nesta semana fez mto sentido para mim. Um grupo de crianças, que faziam parte de atividades de férias que uma monitora montou, passou pelo local em que estava treinando e ficaram impressionados como conseguia me movimentar, subir, saltar, enfim a monitora ficou preocupada com as crianças impolgadas querendo "pular" também. Foi ai que resolvi conversar com elas, explicando que o Parkour não é apenas pular sem rumo ou sem propósito algum e comecei a fazer atividades com elas passando técnicas de landing junto estimulando a criatividade delas, propondo percursos, entre outras tantas coisas que se estenderam pelo dia. Foi uma experiência muito boa tanto pra mim, quanto acredito tenha sido para elas. Aprendi que sabia de muita coisa que ainda não tinha descoberto em mim, e aprendi a lidar com pessoas inexperientes, tentando passar o que sei a elas, de uma maneira que elas se interessem e vão pesquisar, vão atrás e acabem formando seus própios conceitos. Uma coisa que até então nunca tinha feito.
Outro fato que ocorreu nessa semana foi o interesse de um garoto de querer treinar também, tentei fazer da melhor maneira que pude, acredito que com o tempo vou melhorando nesse ponto.


Bom, durante essa semana direcionei meus treinamentos para a "fluência" dos movimentos, eu projetava um percurso e o repetia de diversas maneiras, alternando movimentos, aumentando a velocidade, e os deixando mais naturais e silenciosos. Muitos percursos, tentei usar o máximo de criatividade possivel, testei meus reflexos diante uma situação não planejada, diante um obstáculo que eu estava com a "passada" errada de acordo com o custume de fazer o movimento isoladamente. Gostei, e também percebi que minha capacidade era muito maior do que achava, agora que estou me encontrando nos treinos vou me focar mais neles não só por uma semana mas um tempo maior, e assim procurarei mais e mais tipo de treinos.

É isso, abraços a todos.
Paulo Takeo.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Aprendendo, evoluindo e muito esforço.

Como falei iniciei uma rotina de treinos misturando idéias e estilos de treinos de outros traceurs, assim, não só vou me adaptando ao meio em que treino mas tentando pegar um pouco de cada lugar. Acredito eu, que a pessoa desenvolve seu Parkour de acordo com o meio em que treina diariamente, habituando-se à aquele lugar, daquele jeito.
Quero me conhecer através de desafios novos, meios diferentes dos quais já estava acustumado, encontrar medos, descobrir qualidades, desenvolver a mente de uma forma com que eu vá para outro lugar e me sinta familiar a este.

Nesses dias treinei de olhos vendados novamente, demarcando uma área na qual fiquei observando-a por um tempo, depois vendei os olhos, e criei esse local na mente, como se eu estivesse vendo ele, fui me movimentando. Foi bom, depois de olhos abertos, conseguia ter mais noção das dimensões, os movimentos sairam mais precisos.
Também treinei bastante exercícios físicos, peguei séries com outras pessoas, pesquisei em blogs, foruns, e demais. Em alguns deles senti cansaço, mas não desisti, persisti até terminar, e coloquei em mente a seguinte frase "não se preocupe com a evolução, apenas treine e treine mais, que assim estará evoluindo", obrigado Léo :)
A única coisa que não me agradou durante essa semana foi descubrir que meu fôlego não estava como antes. Vou voltar a correr, e pular corda com mais frequência.

Um pequeno resumo dessa experiência, que está sendo ótima, e que ainda tem muito a percorrer.
Agradecimentos especiais ao Miih e ao Léo que me ajudaram muito nessa primeira semana.
Abraços e bons treinos.

Paulo Tk.

terça-feira, 15 de julho de 2008

O Percurso.

Após muito tempo sem postar. Vou começar a escrever semanalmente, durante um tempo. Nesse tempo, cada semana farei um estilo de treino e postarei aqui a experiencia do mesmo.
Serão treinos totalmente voltados para minha evolução no parkour, exercícios com finalidade de desenvolver meus movimentos os tornando mais natural possível. Agregando a eles, idéias de treinos de outros tracers.
O objetivo principal é me disciplinar, em termo de treinos, estabelecer uma meta a cada um e cumprí-la, dar toda dedicação e vontade para concluir. Não que eu não faça isso, mas sinto que preciso de mais foco. Dar mais atenção a mim mesmo, aprender a me analisar, saber do que sou capaz hoje e do que era ontem, para assim me conhecer melhor.

Bom, é simplesmente isso, muito ainda está por vir :)
Obrigado a todos que me apoiam e veêm me acompanhando e ajudando nesse meu Percurso.

Paulo Tk.