domingo, 8 de março de 2009

Hoje

"Ahhh, vi um percurso legal, vou fazer!"
Essa frase está a pouco tempo em meus treinos, meu aproveitamento em termos de movimentação está monstruosamente melhor, comparado a poucos meses.
O ano de 2008 praticamente, me dediquei quase que inteiramente para treinamentos de condicionamento físico deixando um pouco de lado a movimentação, ou melhor, ainda não tinha aprendido a me movimentar.
Como assim "ainda não tinha aprendido a me movimentar"? Os lugares para mim ainda eram simples, as possibilidades ainda eram poucas, um ou outro movimento aqui, ali. Movimentação isolada, sem continuidade.
Então, isso foi mudando aos poucos, e eu finalmente tinha parado para pensar
"O que estou fazendo? Cadê a fluência que tanto busco? Cadê a criatividade que tanto falo? Será que não desenvolvi nada durante esses dois anos? Hoje eu tenho força, hoje eu tenho capacidade para isso!"
Em base dessas perguntas e afirmações, fui desenvolvendo métodos de treinos para mim. Vou falar do qual mais me ajudou:
Primeiro eu sentei em um lugar onde era possível visualizar o pico por completo, e então, o dividi em várias partes.
Depois ia em uma das partes e tentava descobrir o maior número de movimentos que ali conseguia fazer. Em seguida ia para o outra parte do pico, e fazia o mesmo, e assim por diante até os pontos se ligarem, e os movimentos também. Formando um grande percurso.
Assim por diante, estabeleci uma meta de sempre estar criando algo novo, tentando nunca repetir coisas do treino passado e sempre estar me divertindo ao fazer isso.

Tive bons resultados.
É incrível como nossas visões podem mudar de uma hora para outra. Também achei incrível como a movimentação me faz bem.
Aprendi que um pico nunca acaba, porque não fiquei pensando em limites, em no que pode acontecer de pior, quando encontro medo, eu procuro o porquê de estar com medo, para trabalhar focando apenas naquilo e não em um medo geral, que seria mais difícil de superar.

Enfim, hoje aprendi o que significa a movimentação para mim, assim, tornando a primeira frase desse texto possível.

Aqui um vídeo, que mostra um pouco do que escrevi.


Abraços a todos.

Um comentário:

Parkour Jaboticabal disse...

Muito bom cara

Axo que todos deveriam treinar, além dos movimentos para serem aperfeiçoados cada vez mais, treinar essa percepção de sempre axar coisas novas pra fazer num mesmo obstáculo.

Sergio.