sábado, 29 de novembro de 2008

Fazendo Arte

Como disse no post anterior, meus treinos se voltaram ultimamente para uma busca de flow, silêncio, equilíbrio e força... Todos combinados, tudo junto, um só.

"O mundo não pára,
todos vivem em torno de uma função

e não reparam;
que a vida, tem emoção.

O corpo se fundi com a melodia,
quebrando o sistema com o movimento.
Sistema que programam pessoas todo dia.
Pessoas robotizadas só vão para onde estão programadas
e não aproveitam o breve momento."

PauloTk


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Arte

"Feriado, enquando a cidade ainda estava durmindo, ali só se ouvia pássaros e a brisa passando pelas folhas, tudo em sintonia, um silêncio."

Acordei com a vontade de treinar, mas estava pensando em ter um treino como todos, umas barras, flexões, climbs, etc... Felizmente não foi como todos. Uma grande inspiração me atingiu ao chegar na praça e escutar apenas a natureza, decidi não quebrar aquela harmonia.
Um treino ótimo de movimentos, tentei ser mais fluente e silêncioso possível, não foi fácil. Para conseguir me concentrar no silêncio, foi exigida muita coordenação e força combinadas de mim. Já, para estar fluente, sem perder o rítmo, precisava de velocidade. Uma combinação de tudo que eu havia treinado todo esse tempo, mas eu treinava separadamente, a força da velocidade do equilíbrio da concentração e dos reflexos. Digamos que hoje foi o dia em que coloquei em prática tudo isso, combinados em um equilíbrio da mente com o corpo.
No começo os movimentos estavam lerdos, porém silenciosos, mas quando saiam leves e fluentes havia um impacto maior... Foi a base do aprendizado, manerar aqui e aumentar ali, basicamente isso, até chegar em um ponto em que me movimentava tão leve que pude perceber que naquele momento sim estava fluente, rápido, com um esforço menor. Foi como uma reação em cadeia... Sendo rápido consegui a fluência, que me proporcionou a leveza, que por sua vez me fez gastar pouca energia.
Hoje posso dizer que pela primeira vez senti o que é um movimento fluente e eficaz. Hoje iniciou uma nova etapa de meu percurso. Hoje atingi uma evolução. Hoje aprendi. Isso tudo, uma arte de se movimentar livremente.

"A cidade acorda e o sistema incia, carros, ônibus, bicicletas, homens, mulheres, crianças... todos seguindo suas rotinas sem repararem o quão barulhentos são."

Paulo Tk.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Chuva.

Como dito na postagem anterior, comecei a fazer treinos baseados no Hell Night toda semana.
Domingo passado, foi a terceira semana, porém choveu durante o treino. Foi bom pois nos mostrou outro lado do lugar de treino, nos incentivando a deixar a criatividade correr solta, com todo aquele cuidado ao "pular" no molhado. No começo é difícil se soltar por receio de escorregar ou algo do tipo, mas isso faz com que nossa confiança faça um trabalho maior e também faz com que nós nos concentremos mais a cada movimento.
Um simples movimento envolvia diversas precauções "o pé aqui, a mão ali...".Tomar cuidado e ao mesmo tempo treinar até familiarizar-se ao meio, deixando que tudo seja como estivesse seco.

Bem, de quebra deu para sair um vidinho bem tranquilo.


Abraços